Rolamentos Hidrostáticos

Neste tipo, um fluido pressurizado externamente é forçado entre dois elementos que estão em movimento relativo. O fluido pressurizado forma uma cunha entre as partes móveis e as mantém separadas. A camada de fluido pode ser muito fina, mas desde que não haja contato direto, não haverá desgaste.

O fluido é circulado por meio de uma bomba. O diâmetro do orifício de saída pode ser ajustável para garantir que o fluido esteja sempre sob pressão em todas as velocidades e cargas do eixo. Assim, o controle preciso da lacuna é possível.

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Rolamentos Hidrodinâmicos – Este tipo de rolamento utiliza o movimento do eixo para forçar o fluido entre o eixo e o alojamento. O movimento do eixo suga o fluido lubrificante entre as peças móveis, criando uma cunha constante.

Isto, no entanto, significa que durante o arranque-paragem, bem como em cargas e velocidades baixas, a formação de cunha pode não ser suficientemente boa para evitar o desgaste. Somente nas velocidades projetadas o sistema funcionará exatamente conforme necessário.

Os rolamentos magnéticos usam o conceito de levitação magnética para manter o eixo no ar. Como não há contato físico, os rolamentos magnéticos são rolamentos com desgaste zero. Também não há limitação quanto à velocidade relativa máxima que ele pode suportar.

Os rolamentos magnéticos também podem acomodar algumas irregularidades no projeto do eixo, pois a posição do eixo é ajustada automaticamente com base em seu centro de massa. Assim, pode ser deslocado para um lado, mas ainda funcionará de forma igualmente satisfatória.

Eles são amplamente classificados em dois tipos: rolamentos magnéticos ativos e passivos.