Comentários negativos nas redes sociais

É do conhecimento geral que as redes sociais são utilizadas para partilhar experiências positivas e negativas com “o mundo inteiro”. Aqui, focamos especificamente nos comentários negativos sobre perícias e peritos. Observamos que, tanto quanto sabemos, estas declarações são feitas apenas por partes que estão insatisfeitas com o resultado da investigação conduzida. 

Como Funciona a Perícia Judicial?

Há casos em que as partes publicam partes do laudo pericial, ou mesmo sua minuta, online. Muitas vezes isso é feito de tal forma que a passagem do texto é retirada do contexto e/ou explicada de forma errada ou com razões incorretas. E tudo isto antes mesmo de o advogado ter tido oportunidade de reagir ao projeto, com base no qual o perito poderá ajustar o seu texto. Estas mensagens são frequentemente acompanhadas de comentários negativos sobre a pessoa do especialista. Da mesma forma, há exemplos em que as declarações negativas foram acompanhadas da publicação de endereços e trechos de filmes naquele local. 

– Durante a visita domiciliar, o morador tranca a porta após a entrada dos peritos judiciais.

– Uma parte em uma disputa mostra sua arma durante uma entrevista.

– São feitas ameaças de que o perito pode esperar escravos jugoslavos se não der conselhos positivos para o seu caso.

Os peritos judiciais não devem responder a tais declarações. Seguem o procedimento e dão às partes a oportunidade de responder ao projeto de relatório pericial e de incorporar corretamente essas reações no relatório pericial definitivo. Não será nenhuma surpresa que as declarações feitas através das redes sociais possam, por vezes, ir tão longe que as pessoas se sintam inseguras.