O problema dos estímulos paradoxais

Normalmente as sessões são seguidas de um simples rosado da pele, uma inflamação leve, normal, que persiste por um ou dois dias. Se a reação for mais forte, por exemplo porque a pele está pouco pigmentada, ela ficará mais marcada e poderá então resultar, principalmente se o paciente estiver exposto ao sol, em hiperpigmentação. No entanto, isto é menos problemático do que a despigmentação porque é transitório, eventualmente desaparecendo. Portanto, enfatizaremos mais uma vez a importância de tratar sempre pacientes com pele clara e cabelos castanhos: cabelos castanhos para serem eficazes, pele clara para serem seguros. A pele pigmentada utilizará o laser Nd-YAG.

depilacao a laser na virilha resultados

O tratamento deve ser sempre realizado por médico ou sob sua responsabilidade direta; cabe a ele definir os parâmetros do tratamento. Atualmente existe ambiguidade sobre a possibilidade de o tratamento ser realizado por um auxiliar sob estrito controle do médico. Em qualquer caso, o tratamento não pode ser realizado por pessoa não médica na ausência de qualquer médico próximo ao paciente.

Num número muito pequeno de casos, infelizmente observámos que os pacientes apresentavam no momento do novo crescimento não a depilação, mas um aumento no crescimento do cabelo. Isto é muito raro, mas quase sempre observado em circunstâncias muito específicas: na região localizada à frente das orelhas, no pescoço, principalmente em pacientes da bacia do Mediterrâneo. Este risco parece maior quando são utilizadas potências muito baixas com o laser ou quando há anomalias hormonais associadas. De um modo geral, quando se decide um tratamento de depilação, o médico deve certificar-se de que não existem anomalias que necessitem de correção, pois por vezes revelam-se responsáveis ​​pela hiper pilosidade.